quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

WHATSAPP | GOLPE PROMETE MOSTRAR COM QUEM SEUS CONTATOS ESTÃO CONVERSANDO


Há um novo golpe na "praça". A empresa de segurança ESET descobriu um novo golpe no WhatsApp que promete permitir aos usuários saber com quem seus contatos estão conversando. A ação, que inscreve o usuário em um serviço pago de mensagens, atraiu mais de 1,2 milhão de cliques em duas semanas no Brasil.
O usuário recebe um link que garante a ativação do novo recurso, chamado “visualizador de conversas para WhatsApp”. Depois de clicar, o usuário é encaminhado a uma página maliciosa que pede que ele compartilhe o link com seus contatos para a novidade começar a funcionar. Depois de colocar seu número de telefone, o usuário é inscrito em um serviço de SMS cobrado.
Os golpes que usam o WhatsApp para atrair vítimas têm aumentado nos últimos meses. De acordo com a ESET, em 2016 foram identificados nove tipos de golpe, a maior parte deles com o objetivo de inscrever o usuário nos serviços de mensagens pagas.
"Este é mais um caso de campanha fraudulenta que se propaga pelo WhatsApp e que tem como objetivo atingir o maior número possível de usuários. Essa ação segue o mesmo padrão utilizado em outros golpes aplicados pelo aplicativo de mensagens instantâneas que tem como objetivo o ganho financeiro, com a inscrição no serviço de SMS Premium", explica Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.
Ressalta-se ainda, de acordo com a empresa de segurança, mais de 1,4 milhão de usuários já acessaram os links desta campanha maliciosa. São 1,2 milhão só no Brasil, segundo a ESET, que informou, ainda, que o golpe teve início em 18 de novembro, apesar de ter sido criada até antes: "A landing page criada pelos fraudadores está no ar desde o dia 5 de novembro (há 25 dias) e, segundo dados do Alexa, é o 15 444º site mais popular do Brasil".

Como se proteger
Aqui, valem as dicas de sempre. Evite clicar em links suspeitos e evite propagar esse tipo de mensagem. Se receber um golpe de algum contato, comunique-o de que trata-se de promessa fajuta. Ajudar a conscientizar as pessoas próximas aumenta a segurança de todos.
A ESET também recomenda “soluções de segurança em seu aparelho” para aumentar a segurança em seu dispositivo. Evite, também, “soluções fajutas e scarewares”, “avaliando sempre a reputação do produto que está sendo instalado”.

FONTE: OLHAR DIGITAL e TUDO CELULAR

Translate