quarta-feira, 4 de maio de 2016

ALICE FAZ ANIVERSÁRIO!

Hoje comemora-se o aniversário da Alice Liddell, a menina que inspirou Lewis Carroll a criar a personagem e seu mundo fantástico!






A Alice 'real', nascida em 1852, filha de Henry e Lorina Hanna Lidell, chamava-se Alice Pleasance Liddell e tinha dois irmãos mais velhos, Harry e Artur (que morreu de escarlatina), além de uma irmã mais velha chamada Lorina. Tinha também seis irmãos mais novos, entre eles Edith e Frederick Francis, um advogado.




Em fevereiro de 1856,  quando seu pai assumiu um alto cargo da Christ Church, Charles Dodgson (real nome de Lewis Carroll), era bibliotecário da universidade, tendo conhecido Alice, de apenas 3 anos de idade.

Auto retrato de Charles Dodgson.
Dodgson era conhecido por seu envolvimento platônico com crianças, porém Alice tornou-se sua maior paixão e fonte de inspiração para seus dois mais conhecidos livros: Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho.


A história de Alice no País das Maravilhas originou-se em 1862, quando o autor fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com Alice (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs. Ele começou a contar uma história que deu origem à atual, sobre uma menina chamada Alice que ia parar em um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho. A Alice da vida real gostou tanto da história que pediu que ele a escrevesse.


Dodgson atendeu ao pedido dela e em 1864 surpreendeu-a com um manuscrito chamado Alice's Adventures Underground, ou As Aventuras de Alice Embaixo da Terra, em português. Mais tarde ele decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro.

Primeira edição, de 1865.

A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865 foi removida das prateleiras, devido a reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. Curiosamente, um exemplar da primeira impressão do livro foi leiloada, em  1998, por 1,5 milhão de dólares americanos.




John Tenniel, ilustrações de 1865.

A segunda tiragem esgotou-se nas vendas rapidamente, e a obra se tornou um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória e tendo sido traduzida para mais de 50 línguas.

Em 1880, Alice casou-se com Reginald Hargreaves. Dodgson não estava presente no casamento, mas enviou-lhe, por meio de um amigo, um presente. Ela teve três filhos, os quais viveram com ela até sua morte, em Hampshire. Alice nomeou seu segundo filho de Leopoldo, e o duque Leopoldo deu o nome de Alice para sua primeira e única filha com Helena de Waldeck e Pyrmont.

Alice em 1870.
Durante sua vida ela dedicou-se, em parte, a divulgação dos contos infantis feitos sob sua inspiração e que encantam e continuarão encantando as futuras gerações!


Imagens: Pinterest/Google Images

Translate