domingo, 3 de janeiro de 2016

ANIVERSÁRIO DO ATOR MEL GIBSON



Neste dia, ha 60 anos atrás nascia em Peekskill, Nova Iorque - EUA, Mel Gibson Columcille Gerard.

O Ator que nasceu em 03 de janeiro de 1956 era o sexto de onze filhos de Hutton Gibson, um guarda-freio estrada de ferro, e Anne Patricia (Reilly) Gibson (que morreu em dezembro de 1990).

Sua mãe era irlandesa, de County Longford, enquanto seu pai norte-americano nascido é de ascendência irlandesa em sua maioria. 

História e Trajetória 

Mel e sua família se mudou para a Austrália no final dos anos 1960, estabelecendo-se em Nova Gales do Sul, onde avó paterna de Mel, cantor contralto de ópera Eva Mylott, nasceu.

Um dos irmãos mais novos de Gibson, Donal Gibson, também é ator.

O primeiro nome de Gibson vem de Saint Mel, santo irlandês do século XV, e fundador da diocese da mãe de Gibson, enquanto seu segundo, Colm-Cille, é também um santo irlandês. Columcille é também o nome de uma paróquia em County Longford, onde Anne Reilly nasceu e foi educada. De sua mãe, Gibson herdou dupla cidadania: dos Estados Unidos e da República da Irlanda.

Logo depois de ganhar cento e quarenta e cinco mil dólares em uma ação judicial contra a New York Central Railroad, em 14 de fevereiro de 1968, Hutton Gibson se mudou com sua família para Sydney, Austrália. Mel Gibson tinha 12 anos. A mudança de Hutton para a Australia foi por razões econômicas, e porque Hutton pensava que o Exército australiano rejeitaria seu filho mais velho para a Guerra do Vietnã.

Gibson foi educado por membros da Congregation of Christian Brothers, no St. Leo's Catholic College, em Wahroonga, New South Wales.


Carreira

Gibson estudou na National Institute of Dramatic Art (NIDA), em Sydney.

Os estudantes da NIDA são treinados classicamente na tradição teatral britânica. Como estudantes, Gibson e a atriz Judy Davis atuaram juntos em Romeu e Julieta, a peça clássica de Shakespeare.

Depois de se graduar, em 1977, Gibson imediatamente começou a atuar em Mad Max, mas continuou a atuar nos palcos, entrou para a State Theatre Company of South Australia, em Adelaide.

Quando entrou no cenário cinematográfico, 
Mel Gibson recebeu excelentes elogios de críticos de cinema, e muitas comparações com estrelas do cinema clássico.

Em 1982, Vincent Canby escreveu que "Mr. Gibson lembra o jovem Steve McQueen… Eu não consigo definir a "qualidade de estrela", mas de qualquer maneira, Mr. Gibson a tem". 

Gibson também foi tido como "uma mistura de Clark Gable e Humphrey Bogart".

A aparência e o físico de Mel Gibson faz dele natural para papéis de filmes de ação, como na série de filmes Mad Max, e na série de filmes Máquina Mortífera.

Depois, Gibson expandiu seus trabalhos para uma variedade de papéis, como Hamlet, e comédias como Maverick e Do que as Mulheres Gostam.

Seus maiores sucessos financeiros e artísticos vieram quando ele expandiu seu trabalho para a direção e a produção, como em The Man without a Face, em 1993, Coração Valente, em 1995, O Patriota, em 2000, A Paixão de Cristo, em 2004, e Apocalypto, em 2006. Gibson foi cotado para papéis em Batman, GoldenEye, Amadeus, Gladiador, The Golden Child, X-Men, Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões, Noiva em Fuga e Primary Colors.

Sean Connery já sugeriu que Gibson fosse James Bond.

Parabéns Mel!



Fonte: Wikipedia

Translate