As operadoras de telefonia celular receberam determinação judicial nesta quarta (16) para bloquear o funcionamento do aplicativo WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas.
Sindicato de Vivo, Claro, Tim e Oi confirma determinação judicial. Bloqueio é válido a partir da 0h de quinta-feira (17) em território nacional.
As empresas de telefonia, por meio do Sinditelebrasil, afirmam que cumprirão a determinação judicial que passa a valer a partir de 0h desta quinta (17).
A medida foi imposta pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo.
Atualização do caso
O motivo pelo qual o WhatsApp teve seu bloqueio determinado pela Justiça foi o descumprimento de uma determinação judicial, conforme consta no site oficial do Tribunal de Justiça de São Paulo.
O Tribunal conta que no dia 23 de julho deste ano, o WhatsApp recebeu uma determinação que não foi atendida. Em seguida, a empresa foi novamente notificada no dia 7 de agosto, desta vez com uma multa fixada em caso de descumprimento. Sem resultados.
Assim, o Ministério Público decidiu por requerer o bloqueio temporário do aplicativo com base no Marco Civil da Internet. A solicitação foi aceita pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.
FONTES: Olhar Digital, Folha de São Paulo e Portal G1
