Abe Vigoda (Abraham Charles Vigoda), nascido em 24 de fevereiro de 1921, ator que interpretou o personagem 'Salvatore Tessio' nos dois primeiros longas da trilogia de "O poderoso chefão", de 1972 e 1974, morreu aos 94 anos, nesta terça-feira (26).
Segundo o diretor Francis Ford Coppola, Abe foi escalado para o papel de 'Tessio', em "O Poderoso Chefão" (1972) a partir de um casting aberto. Ele foi selecionado a partir de um pool de 500 atores desconhecidos que fizeram testes para o papel.
Abe Vigoda assumiu outro papel memorável em 1975, como o detetive 'Phil Fish' numa sitcom chamada “Barney Miller”, serie de TV dos EUA, pela qual foi indicado três vezes ao prêmio Emmy. O papel na serie foi tao popular que lhe rendeu uma serie própria chamada ‘Fish’ que estreou em 1977, permanecendo apenas um ano no ar, com foco na vida pessoal do personagem e de sua esposa enquanto mantinham um lar adotivo (conhecido como ‘foster home’).
Abe Vigoda tornou-se conhecido ao ter sua morte anunciada por engano na revista People em 1982. Vigoda levou o erro na esportiva, posando para uma foto dentro de um caixão enquanto segurava um exemplar daquela edição da revista. Desde então o fato tem sido motivo de piada, havendo um site que informa a "condição atual" do ator e até uma extensão para o Mozilla Firefox que dizia se ele estava vivo ou morto.
Após o incidente o ator interpretou alguns outros papeis como o avô no filme “Olha quem está falando” de 1989 com John Travolta e Kirstie Alley.
Voltou ao horário nobre da televisão norte americana nos anos 1990, fazendo aparições em séries como Ilha da Fantasia, MacGyver e Law & Order.
Mais recentemente, Vigoda emprestou sua voz distinta para o filme de animação “Farce of the Penguins” (2006), bem como a vários jogos baseados na trilogia "O Poderoso Chefão".
A filha única do ator, Carol Vigoda Fuchs, com quem ele atualmente morava, disse que Abe morreu em sua casa em Nova Jersey, nesta terça (26) enquanto dormia, de causas naturais.
“Ele não estava doente", disse ela à agência de notícias Reuters.
Fonte: Biography.com
